Prevenção de dores


É preciso muita atenção com a postura nas tarefas e afazeres do dia a dia, bem como a postura no trabalho e ao dirigir. Medidas simples são essenciais para a prevenção de dores nas costas!

Nossas atividades diárias precisam ser somadas ao equilíbrio físico e emocional que ainda é a melhor forma de evitarmos a famosa “Dor nas Costas”, que é a segunda causa mais frequente de procura nos consultórios médicos. A coluna é o centro de todo o equilíbrio do nosso corpo, desta forma, toda e qualquer atividade que realizamos envolve estar com a estrutura correta. Qualquer desarmonia pode desencadear uma série de dores e crises dolorosas bem como lesões, entorces e hérnia de disco.


Então, vamos avaliar o nosso dia a dia?
Compartilho dicas importantes para evitar e prevenir dores!

Carregar mochilas: Evite carregar mochilas mais pesadas em um só ombro. Carregue nos dois e se possível use aquelas que têm um cinto para fixação no corpo, na cintura. Desta forma você vai equilibrar o peso e manter o eixo da coluna ereto.

Malas: utilize as que possuem rodinhas e puxador rente à mão. Além de mais confortáveis, evitam o sobrepeso e a má postura.

Pacotes e sacolas: divida-os entre as duas mãos, evitando sobrecarga para apenas um lado do corpo.

Ao sentar-se: dê preferência para cadeiras de encosto reto (não reclinável), de forma que a coluna vertebral seja completa e confortavelmente apoiada. Os joelhos devem estar em 90º e os pés apoiados no chão.

Pegar um objeto do chão: abaixe dobrando os joelhos com as costas eretas e aproxime o objeto do corpo. Ao dobrar apenas a coluna corre-se o risco de lesão e dor.

No computador: mantendo as dicas para sentar, observe também o teclado, que deve estar na mesma altura dos cotovelos. Os braços devem permanecer apoiados na mesa. Para o monitor, indica-se a altura de 20º da linha de visão e distância de cerca de 40 cm dos olhos.

Telefone e celular: segure com a mão! Nunca apoie no ombro, para não forçar - e de forma errada - as estruturas do pescoço e coluna cervical.

Levantar da cama: lembre-se de que suas costas estavam em repouso enquanto você dormia. Desta forma, vire-se de lado e impulsione o corpo com as mãos, colocando as pernas para fora da cama. Aproveite este momento para espreguiçar e alongar todas as articulações.

Dirigir: procure manter a posição do banco o mais próxima do vertical, apoiando completamente toda a extensão da coluna. Os pedais devem ficar próximos e as mãos alcançar com segurança o volante, para que não seja preciso se inclinar para frente. Os cotovelos devem estar em um pouco dobrados (em flexão) e nunca totalmente esticados
Todas essas dicas serão muito válidas se acompanhadas de exercícios físicos, que são ótimos aliados da saúde, pois fortalecem a coluna vertebral e evita lesões. O alongamento é outro fator importantíssimo. Se você for ficar muitas horas em uma mesma posição, não se esqueça de ALONGAR braços e pernas a cada 15 ou 20 minutos.

Dou uma dica muito importante sobre alongamento. Assista!
 

SOU TENSO, O QUE FAZER?

A melhor maneira de aliviar as tensões é realizar atividades que relaxam corpo e a mente. Atividades que proporcionam a “anulação” da gravidade são ótimas atividades que têm como função distensionar a musculatura do nosso corpo, que ao longo do dia, acabamos por tencioná-las. Quais são as atividades ideais para relaxar e anular a gravidade? Eu proponho atividades prazerosas que além de relaxar a musculatura, relaxam também a mente! Veja abaixo as atividades que aconselho:


BANHEIRA: O banho de banheira tem como função anular a ação da gravidade, relaxa a musculatura e aumenta o fluxo sanguíneo no ventre muscular, levando nutrientes para o nosso corpo inteiro, diminuindo assim, a possibilidade de lesões.

SAUNA: Proporciona abundância circulatória e consequentemente relaxa o corpo, pois proporciona bem estar muscular e corporal. Quanto maior a circulação de nutrientes em nosso corpo, menor é chance de lesões musculares!

MASSAGEM / DRENAGEM: A massagem proporciona um bem estar aliada a todos os outros benefícios acima descritos. A drenagem ajuda no processo de eliminação de líquidos excessivos de nosso corpo, pois hidrata nossa pele e os movimentos suaves e leves, proporcionam relaxamento nos pontos de tensão de nosso corpo.

EXERCÍCIOS FÍSICOS/ESPORTE: Esportes sem exageros que trazem benefícios para o corpo, melhorando a saúde e o equilíbrio, são fundamentais para o bom funcionamento de nosso corpo. São ótimos para mantermos o tônus muscular, já que podemos perder essa ação com a chegada da melhor idade. ALONGAMENTO: É fundamental para relaxar e proporcionar ao músculo mais força. Quanto mais longo mais forte.

PRAZER: Temos que ter prazer nas nossas atividades diárias, seja no trabalho ou com as pessoas em nossa VIDA!

TENSÃO: Se mesmo depois de praticar todas as dicas acima, você sentir uma sobrecarga física e emocional, então sugiro que procure um método holístico como forma de cuidar do corpo e da mente!

Menos Tensão

Corpo com curvaturas fisiológicas normais proporcionam menos tensão e mais equilíbrio musculoesquelético.

A Harmonia seria a palavra certa para descrever o quanto precisamos cuidar do nosso físico, para evitar um corpo deslocado e com vários incômodos e crises dolorosas. Dependendo da pessoa, se for menos ou mais tensa, estes incômodos podem ter graduações graves e até efetivamente virar uma patologia, bem como tendinites, hérnias e demais doenças do corpo.


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